quarta-feira, maio 18, 2011

Antes que o mar espirre - ESTREIA

DESCALÇAS cooperativa cultural
ANTES QUE O MAR ESPIRRE
20 maio, coliseu micaelense
A mais recente criação de Descalças cooperativa cultural estreia no dia 20 de Maio, sexta-feira, no Coliseu Micaelense, em duas sessões para o público escolar, às 14h e às 16h30.
O espectáculo é uma encomenda da Unidade Orgânica de Ambiente da Câmara Municipal de Ponta Delgada inserida na Comemoração do Dia Europeu do Mar e distina-se a crianças maiores de 4 anos.
Este espectáculo pretende sensibilizar para a importância dos oceanos como património natural da humanidade e para a emergência da sua preservação, apostando no cruzamento de técnicas e linguagens artísticas contemporâneas, onde o teatro e a animação em tempo real se encontram quase sem palavras.
Como vem sendo hábito na linha estética teatral das Descalças, este espectáculo conta também com uma forte e activa participação das crianças do público, nomeadamente na sensibilização e preparação prévias ao espectáculo, bem como na sua intervenção durante o mesmo. Depois da estreia o espectáculo fica disponível para digressão.

 foto Sara do Canto

Sinopse
A Velha Terra está cansada. Ultimamente a velha senhora não tem mãos a medir Chama a neta e pede-lhe para ir dar a volta à casa, a casa que ela tem de conhecer e começar a cuidar, que navegue os mares-parte-da-casa, porque... sem água a casa vai abaixo!
A Menina Terra inicia a sua viagem na companhia de uma peixa-palhaça muito especial que a conduz e apresenta a outros seres e ambientes do mar.
É uma viagem maravilhosa, quase uma festa, apenas no princípio... É que começam a acontecer coisas estranhas, cada vez mais rapidamente.... tantas coisas que saem e entram no mar vertiginosamente   Os peixes ficam mal dispostos, a menina fica adoentada. Que se passa? É preciso fazer alguma coisa. Depressa! Já! É preciso salvar o mar! Ainda há tempo... e, afinal, o verde não existe se não existir o azul!

Ficha técnica e artística
Criação e Produção Descalças cooperativa cultural
Guião Maria Simões
Cenografia Marta Fernandes da Silva
Sonoplastia Teresa Gentil
Figurinos Descalças e Sandra Botelho
Interpretação Catarina Fernandes, Fátima Ramos, Isis López, Maria Simões, Paula Coelho
Manipulação Marta Fernandes da Silva, Raquel Ramos.
Apoio à manipulação Magui Riley
Construção cenográfica Marta Fernandes da Silva e Raquel Ramos
Apoio à construção cenográfica Eduarda Ramos, Ana Felix, Alida Montesiños, Laurinda Sousa, Natividad Mellado, Pedro Alves, Joana Amen, Sara do Canto, Magui Riley, Katerina L’Dokova, Natalia Garcia
Confecção de figurinos Descalças e Sandra Botelho
Pesquisa dramatúrgica Paula Coelho
Fotografia de ensaios Maria Simões, Sara do Canto, Catarina Fernandes, Laurinda Sousa
Operação técnica Emanuel Cabral, Júlio Lima
Encomenda Câmara Municipal de Ponta Delgada - Unidade Orgânica de Ambiente
Estreia Coliseu Micaelense, 20 de Maio de 2011 - Dia Europeu do Mar
Apoios Corredor Associação Cultural, Umar-Açores
Espectáculo para maiores de 4 anos

Sem comentários: